quinta-feira, 29 de novembro de 2012

"As Cinquenta Sombras Mais Negras" de E L James

 
 
Sinopse
 
Perseguida pelos negros segredos que atormentam Christian Grey, Anastasia Steele separa-se dele, e começa uma carreira numa prestigiada editora de Seattle.
Mas por mais que tente, Anastasia não o consegue esquecer - ele continua a dominar-lhe todos os pensamentos. E quando Christian lhe propõe reatarem a relação com um novo e diferente acordo, ela não consegue resistir. Aos poucos, uma a uma, começam a revelar-se as Cinquenta Sombras que torturam o seu autoritário e dominador amante.
Enquanto Grey se debate com os seus demónios, e revela a Anastasia um lado inesperadamente romântico, ela vê-se obrigada a tomar a mais importante decisão da sua vida.
Uma escolha que só ela pode fazer…

terça-feira, 20 de novembro de 2012

"Amor de Perdição" de Camilo Castelo Branco



Publicado há 150 anos, escrito por Camilo Castelo Branco na prisão em apenas quinze dias, o romance que no meu entender é a obra mais marcante da literatura Portuguesa. Li-o pela 1ª vez talvez com uns 12/14 anos, sugerido pela minha madrinha (a quem agradeço) e reli uns anos mais tarde, já na casa dos 20. Um livro estilo "Romeu e Julieta" de Shakespeare, onde existe inimizade por parte de duas famílias, o que levará ao  impedimento  dos jovens protagonistas viverem o amor que os une.
 
 

Sinopse:


“Não deve custar a morte a quem tiver o coração tranquilo. Não importa se nada há além desta vida. Ao menos, morrer é esquecer.
Não tenhas saudades da vida, não tenhas, ainda que a razão te diga que podias ser feliz se não me tivesses encontrado no caminho por onde te levei à morte...”
(Simão, em Amor de Perdição de C. Castelo Branco)


Esta poderia ser a história de um encontro entre Simão e Teresa, sob fundo de conflito entre duas famílias da burguesia portuguesa... Simão é um adolescente quase criança, solitário, intransigente, narcisista, destrutivo e suicidário que atrai como uma aura fatal, uma luz negra, a maior parte das pessoas com quem se cruza.
Mas Teresa existe, ou é apenas uma ideia, uma imagem, um reflexo? Teresa é uma aparição. Um pretexto para uma revolta amoral e violenta, para UM AMOR DE PERDIÇÃO.




O autor

Camilo Castelo nasceu em Lisboa a 16 de Março de 1825. Revelou-se um profissional das letras, verdadeiramente multifacetado, tendo sido romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor.A sua vida atribulada e passional, tipicamente romântica, serviu de inspiração às suas novelas. Casou muito cedo, com apenas 16 anos, com Joaquina Pereira de França, casamento que não resistiu muito no tempo. Mais tarde, cai de amores por Ana Plácido, que casa com negociante brasileiro. Camilo não desiste, seduz Ana Plácido, e acabam ambos na cadeia da relação do Porto acusados de adultério. Absolvidos, passam a viver juntos, sendo ela a mulher dos seus filhos.O seu percurso académico é igualmente conturbado. No Porto, estuda Medicina depois Direito e chega a frequentar o Seminário. Dedica-se ainda ao jornalismo.A sua vida ao lado de Ana Plácido será passada a escrever a um ritmo elevado. Escreve, entre 1851 e 1890, mais de 260 obras.O desespero causado pela sua crescente cegueira está a origem do suicídio a 1 de Junho de 1890.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

"Manual de Caça e Pesca para Raparigas" - Melissa Bank

Manual de Caça e Pesca para Raparigas
 
 
Sinopse
 
Aos 28 anos Jane Rosenal ainda lidava mal com as regras do acasalamento. Usar o cabelo comprido, não aceitar um convite com menos de quatro dias de antecedência e nunca dizer piadas, tal como aconselhava o seu livro de cabeceira - Como Encontrar e Casar com o Homem Certo -, eram comportamentos que lhe causavam alguma confusão. Além disso tinha ainda de, no trabalho, obedecer a uma chefe particularmente antipática e de contornar os mais inesperados problemas familiares, já para não falar dos seus sucessivos e patéticos desaires amorosos. Afinal a fórmula proposta pelo seu livro de cabeceira começava a suscitar-lhe sérias dúvidas... Da autoria de uma jovem escritora americana, um grande sucesso editorial já traduzido em oito línguas.
 
 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

"Colomba" de Mérimée




Sinopse:

Colomba (1840) - esta foi sua primeira novela de sucesso. Conta a história de uma jovem moça corsa que obriga seu irmão a cometer um assassinato para se vingar.
 
Sobre o autor:
 
Prosper Merimée
Escritor francês, nascido em 1803 e falecido em 1870, estreia-se na literatura com uma recolha de contos "da autoria de uma actriz espanhola" que lhe dá uma certa notoriedade, confirmada com Guzla (1827). Paralelamente a uma carreira na administração pública, escreve Colomba (1840), Carmen (1845) e L'Abbé Aubain

domingo, 11 de novembro de 2012

A Visão lança a coleção "Histórias de Génio". Quatro Biografias que dão a conhecer Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Richard Branson e Bill Gates.

1ª entrega GRÁTIS: LIVRO STEVE JOBS: 8 novembro,  as restantes biografias terão um preço de 1,90€ cada.

Já estou a ler o meu.


 

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

"o amante" de Marguerite Duras


 

 

Sinopse


Considerado o livro mais autobiográfico da escritora, dramaturga e cineasta Marguerite Duras (1914-1996), "O amante", escrito em 1984, recebeu o Prêmio Goncourt, o mais importante da literatura francesa e se consagrou como sua obra mais célebre.
 O romance narra um episódio da adolescência de Duras: sua iniciação sexual, aos quinze anos e meio, com um chinês rico de Saigon. Se as personagens e fatos são verídicos, a escrita os transfigura e transcende; não sabemos em que medida a história é verdadeira. Os encontros amorosos são, ao mesmo tempo, intensamente prazerosos e infinitamente tristes; a vida da família contrapõe amor e ódio, miséria material e riqueza afetiva. A presença da mãe, sua desgraça financeira e moral, do irmão mais velho, drogado, cruel e venal, e do irmão mais novo, frágil e oprimido, constituem uma existência predominantemente triste, e por vezes trágica, de onde Duras extrai um esplendor artístico que se reflete em sua própria pessoa - personagem enigmática, quase de ficção. Tem sido dito que ler este livro é como folhear um álbum de fotografias - a narrativa se desenrola em torno de uma série de imagens fascinantes. Esse trabalho primoroso com as imagens também pode ser verificado nos mais de vinte filmes dirigidos por Duras e na possibilidade de seus textos se transformarem em filmes, como o fez Jean-Jacques Annaud com "O amante" em 1991.

 

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

"O Beijo de Judas" - Victoria Holt

 

Sinopse

Pippa Ewell havia deixado para trás a escura e ameaçadora mansão Greystone - bem como as memórias de Conrad, o atraente estranho, que a arrebatara em seus braços e coração. Mas Pippa regressou para descobrir a verdade por trás da morte misteriosa de sua irmã. E subitamente o reino de contos de fadas resplandecia de infortúnios e perigos.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

"Susana em lágrimas" de Alona Kimhi









Sinopse
 
Susana é uma mulher sensível, solitária e emocionalmente instável que não suporta pessoas – todas as pessoas – e detesta qualquer tipo de contacto social. Na verdade, ela prefere enclausura-se no minúsculo apartamento que partilha com a sua devotada e dominadora mãe e encarar o mundo como uma peça de teatro na qual não lhe foi atribuído qualquer papel.
Quando a mãe anuncia a vinda de um primo americano, com quem terão de partilhar a casa, Susana fica apreensiva, ou melhor, fica horrorizada! E com toda a razão. O “hóspede” – como ela lhe chama – começa imediatamente a conquistar a afeição materna e, pior, a destruir a solidão que ela tão cuidadosamente construíra. Mas pouco a pouco a sua vida muda irreversivelmente…
Susana não consegue evitar o fascínio que sente pelo seu enigmático e belo primo. Naori é de facto inteligente, sedutor e dinâmico, a ponto de obrigar Susana a abandonar o seu torpor e a, simultaneamente, desvendar-lhe todo um novo mundo de sensações.
Confrontada pela primeira vez com a paixão e o desejo, ela dá por si a fazer coisas que nunca imaginara e, mais incrível ainda, a adorar fazê-las!
Mas a mãe – que fora a grande responsável pela presença de Naori – fica inquieta perante a crescente proximidade entre ambos e faz a pergunta óbvia: afinal, o que é que ele está a fazer em Israel?

Susana em Lágrimas é um romance admirável. Começa como um romance acerca de uma mulher obcecada apenas com os ‘pequenos detalhes’ da sua ‘existência’ e acaba com um esboço de quase todos os aspectos da realidade israelita. Brilhante!...”
Independent
 
Sobre o autor:
 
Alona Kimhi nasceu em Lvov, na Ucrânia, em 1966 e emigrou para Israel com a família quando tinha seis anos. Estudou Teatro e trabalhou como actriz, jornalista, argumentista, dramaturga e encenadora. Susana em Lágrimas, o seu primeiro romance, foi um bestseller mundial, tendo sido publicado pela ASA e galardoado com o Prémio Bernstein para o melhor romance de Israel em 1999 e o Prémio WIZO em 2002. Alona Kimhi venceu ainda o Prémio do Primeiro-Ministro de Israel em 2001.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

" O avarento" de Molière





Sinopse:
 

 
O Avarento é uma comédia que faz rir para além dos séculos. Mas de que nos rimos ainda hoje em dia? Três séculos mais tarde todos os seus arquétipos continuam a encontrar correspondência nas pessoas que vemos, ouvimos e lemos. Sirvamo-nos deles para atacar o que eles representam, como quis Molière, mas sobretudo criando um sério divertimento. Reler a avareza do Harpagão, a ganância dos homens, dos respeitáveis homens de negócios, é a oportunidade quase irónica em anos de crise financeira global. 
 
Harpagon, um velho mão-de-vaca que carrega os filhos para a sua mesquinharia e desconfia da lealdade de todos. Ele não descansa com medo de ser roubado, pois guarda todo seu dinheiro em casa, e na vigília para que os filhos não casem com alguém sem dotes.
 

Que diabo, sempre dinheiro! Parece que não sabem dizer mais nada: "Dinheiro, dinheiro, dinheiro". Ah!, é a única palavra que têm na boca: "Dinheiro". Sempre a falar de dinheiro. É o ai-jesus deles, dinheiro!
 
 
 
Sobre o autor:

Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière, foi escritor, actor e encenador. É considerado um dos mestres da comédia satírica. Teve um papel de absoluta importância na dramaturgia francesa, até então muito dependente da temática da mitologia grega. Usou as suas obras para criticar os costumes da época, criando o lema "castigat ridendo mores". Como encenador, ficou também conhecido pelo seu rigor e meticulosidade.
 
 

 


     

     

          
     

    segunda-feira, 5 de novembro de 2012

    "A Casa dos Espíritos" de Isabel Allende




    Sinopse
     
    O relato da vida de Esteban Trueba, da mulher, dos filhos legítimos e naturais e dos netos percorre a quase totalidade do século XX formando uma dinastia de personagens à volta das quais a narrativa vai gravitando sem perder de vista os outros - mesmo depois de mortos. O temperamento colérico do fundador, a hipersensibilidade fantasista da sua mulher e a evolução social do país - que reflecte e pode muito bem simbolizar qualquer país latino-americano - tornam difíceis as relações familiares, marcadas pelo drama e a extravagância, e conduzem a um final surpreendente e cruel, que deixa no entanto aberto o caminho de uma trabalhosa reconciliação. No panorama da literatura hispano-americana, nenhum nome de mulher tinha conseguido até agora ocupar um lugar cimeiro. Faltava pois uma romancista. A impecável desenvoltura estilística, a lucidez histórica e social e a coerência estética, patentes em A Casa dos Espíritos, fazem do primeiro romance de Isabel Allende uma obra magistral, um livro inesquecível.

    sexta-feira, 2 de novembro de 2012

    "As cinquenta sombras de Grey" de E L James






    Sinopse:

    Anastasia Steele é uma estudante de literatura jovem e inexperiente. Christian Grey é o temido e carismático presidente de uma poderosa corporação internacional. O destino levará Anastasia a entrevistá-lo para um jornal universitário. No ambiente sofisticado e luxuoso de um arranha-céus, ela descobre-se estranhamente atraída por aquele homem enigmático, sombrio, cuja beleza corta a respiração. Voltarão a encontrar-se dias mais tarde, por acaso ou talvez não. O implacável homem de negócios revela-se incapaz de resistir ao discreto charme da estudante. Ele quer desesperadamente possuí-la. Mas apenas se ela aceitar os bizarros termos que ele propõe... Anastasia hesita. Todo aquele poder a assusta – os aviões privados, os carros topo de gama, os guarda-costas... Mas teme ainda mais as peculiares inclinações de Grey, as suas exigências, a obsessão pelo controlo… E uma voracidade sexual que parece não conhecer quaisquer limites. Dividida entre os negros segredos que ele esconde e o seu próprio e irreprimível desejo, Anastasia vacila. Estará pronta para ceder? Para entrar finalmente no Quarto Vermelho da Dor?
     
    As Cinquenta Sombras de Grey é o primeiro volume da trilogia de E.L. James que é já o maior fenómeno literário do ano em todos os países onde foi publicada, da Austrália aos Estados Unidos, da Inglaterra à Nova Zelândia.

    As Cinquenta Sombras de Grey é um romance obsessivo, viciante e que fica na nossa memória para sempre.