terça-feira, 6 de novembro de 2012

" O avarento" de Molière





Sinopse:
 

 
O Avarento é uma comédia que faz rir para além dos séculos. Mas de que nos rimos ainda hoje em dia? Três séculos mais tarde todos os seus arquétipos continuam a encontrar correspondência nas pessoas que vemos, ouvimos e lemos. Sirvamo-nos deles para atacar o que eles representam, como quis Molière, mas sobretudo criando um sério divertimento. Reler a avareza do Harpagão, a ganância dos homens, dos respeitáveis homens de negócios, é a oportunidade quase irónica em anos de crise financeira global. 
 
Harpagon, um velho mão-de-vaca que carrega os filhos para a sua mesquinharia e desconfia da lealdade de todos. Ele não descansa com medo de ser roubado, pois guarda todo seu dinheiro em casa, e na vigília para que os filhos não casem com alguém sem dotes.
 

Que diabo, sempre dinheiro! Parece que não sabem dizer mais nada: "Dinheiro, dinheiro, dinheiro". Ah!, é a única palavra que têm na boca: "Dinheiro". Sempre a falar de dinheiro. É o ai-jesus deles, dinheiro!
 
 
 
Sobre o autor:

Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière, foi escritor, actor e encenador. É considerado um dos mestres da comédia satírica. Teve um papel de absoluta importância na dramaturgia francesa, até então muito dependente da temática da mitologia grega. Usou as suas obras para criticar os costumes da época, criando o lema "castigat ridendo mores". Como encenador, ficou também conhecido pelo seu rigor e meticulosidade.
 
 

 


     

     

          
     

    Sem comentários: